Parâmetros de Avaliação de Fornecedores
A avaliação dos fornecimentos é efetuada para cada material, produto ou serviço relativamente aos parâmetros aplicáveis, sendo atribuída a respetiva pontuação de acordo com:
a) Quantidade
Verificação:
- Verificar se a quantidade rececionada corresponde à quantidade encomendada (Nota de Encomenda).
Avaliação
Correta: 0 pontos
Incorreta: 1 ponto
Correto: + 10% para material de embalagem
b) Prazo de entrega/Execução
Verificação:
- Verificar o cumprimento de prazos relativamente à encomenda (Nota de Encomenda).
Avaliação:
Correto: 0 pontos
Maior que 1 semana: 1 ponto
Maior que 2 semanas: 3 pontos
c) Embalagem
Verificação:
i) Palete/Caixa de Agrupamento
- Identificação:
– Nome do produto/material;
– Forma de apresentação;
– Lote;
- Integridade da palete/caixa de agrupamento;
- Aspeto geral de higiene.
ii) Cartonagem (só se aplica em produto acabado)
- Identificação:
– Nome do produto;
– Forma de apresentação;
– Lote;
- Integridade legível;
- Integridade da cartonagem;
- Aspeto geral de higiene;
- Versão do material se a cartonagem não se encontrar selada;
- PVP, se impresso.
iii) Folheto informativo, rótulos ou blister (só se aplica em produto acabado)
- Versão do folheto informativo, rótulo ou blister se a cartonagem não se encontrar selada.
Avaliação:
Correta: 0 pontos
Incorreta: 5 pontos
Incorreto: Qualquer incumprimento relativamente ao aplicável da Verificação.
d) Qualidade do material/serviço/produto acabado
Verificação:
- Verificar a conformidade do material/serviço/produto acabado relativamente às especificações ou contracto estabelecido com o fornecedor, tendo em consideração a perspetiva do ciclo de vida do produto.
- Verificar o cumprimento de regras internas, nomeadamente organização, limpeza, separação e gestão de resíduos, etc.
Avaliação:
Conforme: 0 pontos
Não Conforme: 5 pontos
Não Conforme: Qualquer incumprimento relativamente ao aplicável da Verificação.
e) Recolha da mercadoria na data acordada
Verificação:
- Verificar se o transportador efetuou a recolha na data acordada.
Avaliação:
Correta: 0 pontos
Incorreta: 5 pontos
Correta: de acordo com data acordada.
f) Veículo com as condições adequadas ao transporte do material/produto
Verificação:
- Aspeto geral de higiene do veículo;
- Incompatibilidade de mercadorias com os materiais/produtos;
- Estado/condição do veículo;
- Acondicionamento dos resíduos na viatura (apenas para empresas de recolha de resíduos).
Avaliação:
Correta: 0 pontos
Incorreta: 5 pontos
Incorreto: Qualquer incumprimento relativamente ao aplicável da Verificação.
g) Conduta do motorista
Verificação:
- Recusa de carga/descarga dos materiais/produtos.
Avaliação:
Correta: 0 pontos
Incorreta: 1 ponto
Incorreta: Qualquer incumprimento relativamente ao aplicável da Verificação.
h) Entrega do material/produto na data acordada
Verificação:
- Confirmar a data de entrega versus data acordada.
Avaliação:
Correta: 0 pontos
Incorreta: 2 pontos
Correta: de acordo com data acordada (+/- 3 dias úteis).
i) Documentação
Verificação:
- Documentação que acompanha os reagentes/materiais/equipamentos/produtos:
- Verificar se a guia de transporte/guia de remessa ou fatura corresponde ao fornecido;Verificar se é a documentação acordada;Verificar se o conteúdo está conforme com o material/produto recebido versus especificação/contrato;
- Verificar fornecimento de manuais e certificados de conformidade (equipamentos).
- Documentação que acompanha a prestação de serviços de manutenção, monitorização, limpeza, controlo de pragas e gestão de resíduos:
- Verificar a existência de eGAR, devidamente preenchida e que foi emitido certificado de receção dentro do prazo estabelecido;Verificar se foi fornecida licença do destino dos resíduos (devidamente válida) e alvará de transporte de mercadorias por conta de outrem (quando aplicável);Verificar se foram fornecidas as fichas de segurança dos produtos perigosos utilizados nas instalações da SIDEFARMA (quando aplicável);Verificar se foram fornecidas as fichas/registos da intervenção efetuada e se os mesmos estão devidamente preenchidos. No caso dos equipamentos de frio os registos devem cumprir com os modelos estabelecidos na legislação;Verificar se foram fornecidas evidências das competências/qualificações dos técnicos (quando aplicável);
- Verificar se foram fornecidos certificados de acreditação da empresa e execução do relatório de acordo com a legislação (no caso de monitorização ambiental em matéria de emissões gasosas e ruído).
Avaliação:
Correta: 0 pontos
Incorreta: 3 pontos
Incorreta: Qualquer incumprimento relativamente ao aplicável da Verificação.
O registo dos resultados da avaliação dos fornecimentos é efetuado, pelas várias áreas responsáveis pela avaliação, conforme a seguinte tabela:
Materiais, Produtos e Serviços | Parâmetros Aplicáveis |
Matérias-Primas, materiais de embalagem, produtos semi-fabricados e semi-acabados, reagentes, produtos de higienização, equipamento, peças sobressalentes, lubrificantes, fardamento e material promocional. | a), b), c) (exceto fardamento), d) e i) |
Produtos acabados | a), b), c), d), f) g), h) e i) |
Serviços de transporte (importação, exportação e nacional) | e), f), g) e h) |
Serviços de limpeza, calibração, formação, análises, manutenção, controlo de pragas | b), d) e i) |
Gestão de Resíduos | b), d) , f) e i) |
A classificação de fornecimento é feita automaticamente no final de cada entrega ou serviço, com base na soma da pontuação atribuída aos parâmetros aplicáveis:
A – Fornecedor apto → 0 – 1
B – Fornecedor aceitável → > 1 – 3
C – Fornecedor condicionado → > 3
– Após cada entrega, a classificação é atualizada através do cálculo da soma da média de cada parâmetro. A informação da Avaliação de Fornecimento por Fornecedores é impressa e enviada anualmente.
– Se o fornecimento por fornecedor obtiver a classificação B (Fornecedor Aceitável), será feita uma reavaliação do desempenho deste num prazo máximo de 6 meses. Se a reavaliação resultar numa melhoria de desempenho, o fornecedor é dado como apto e o processo é arquivado. Se a reavaliação determinar que o desempenho do fornecedor se manteve ou piorou, serão solicitadas ações de melhoria ao fornecedor em questão.
– Se o fornecimento por Fornecedor obtiver a classificação C (Fornecedor Condicionado) e se detêm a exclusividade ou se for um Fornecedor imposto pelo cliente ser-lhe-á exigido um plano de ações corretivas.